Search

Blog

Tricologia – o estudo do seu cabelo

Como o tratamento ajuda na saúde dos fios

“Todo cabeleireiro precisava ser tricologista”. Com essa frase do profissional Maurício Kojima, especialista em cabelos há 36 anos, começamos nossa conversa sobre Tricologia.

Hoje, muito se pensa em mudar a cor do cabelo, em fazer procedimentos químicos e estar igual a foto guardada no rolo de câmera. Em tempos de pandemia, essas referências e vontades aumentam, devido ao maior tempo em casa.

Mas será que todo cabelo pode receber qualquer tipo de química?

Como citamos acima, todo profissional deveria entregar e explicar o que o seu cabelo aguenta. “Nenhum procedimento deve ser feito sem o teste de mecha”, explica Maurício. Esse teste serve para identificar a saúde dos seus fios e não promover corte químico. Queda de cabelo, oleosidade, pontas-duplas e fios quebradiços podem ser decorrentes de maus tratos. Aí entra o seu cabeleireiro com o estudo do couro cabeludo e todo o comprimento para lhe indicar um melhor tratamento e te informar se o seu cabelo pode receber a química desejada ou não.

Como fazemos nossos procedimentos?

Aqui no Mc2 Hair, temos o Maurício Kojima como tricologista, que te atende com todo profissionalismo e cuidado que você merece. “O primeiro passo é identificar o por quê da queda de cabelo, qual estado de saúde que a pessoa se encontra; se teve covid, gravidez, alopecia, se a queda é excessiva entre outros fatores”. Em alguns casos é necessário acompanhamento médico e o tratamento do nosso tricologista fica por conta dos cuidados com os fios.

Em tempos de pandemia, como cuidar dos cabelos e evitar a queda excessiva?

Um cabelo saudável não está concentrado em apenas hidratações. Seu corpo precisa estar saudável para que seus fios estejam fortes também. “Uma boa alimentação, não deixar resíduo de shampoo/condicionador/cremes nos cabelos e uma higienização adequada, favorecem para cabelos sem queda e cheios de saúde”, explica Kojima.

Uma revelação importantíssima do nosso profissional é saber comprar o shampoo certo para seu tipo de cabelo. “Os cabelos precisam de equilíbrio, assim como tudo nessa vida”. Se seu cabelo é oleoso, compre shampoo equilibrante. Nada de comprar shampoos secos para cabelos secos e nem shampoos oleosos para cabelos oleosos”, explica. “Opte pelo efeito rebote e compre produtos equilibrantes para que eles entreguem o melhor aos seus cabelos”, finaliza.

Estou de Home Office e lavo meus cabelos todos os dias. É um problema?

Maurício Kojima explica que isso é mito e que você pode sim lavar seus cabelos todos os dias. “Não importa a quantidade de lavagens, o importante é higienizar corretamente, com produtos adequados e não deixar resíduos nos fios. Para saber se estão limpos, faça o teste passando as pontas dos dedos na cabeça. Se o seu cabelo “gritar”, ele está sem resíduo e limpo”, esclarece.

Queda de cabelo excessiva

A Tricologia vai avaliar o motivo da queda do seu cabelo e com um estudo descobrirá qual tipo de queda é o seu. Mas antes que você se assuste sem causa, é natural que os cabelos caiam de 60 a 100 fios durante o dia. “Ao pentear, lavar ou naturalmente, você não tem nenhum problema se a sua queda estiver dentro desse limite”, explica Maurício Kojima.

Agora que você já aprendeu sobre a Tricologia e os cuidados que deve ter em casa em tempos de pandemia, procure um profissional correto, que vá analisar seus cabelos e dizer o que é melhor para eles. Cuide bem do seu couro cabeludo, entenda seu tipo de cabelo e mantenha-o sempre saudável e bem cuidado.

Leave a Reply

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy